Apresentação do Blog de Ciências

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Curso Eproinfo - Módulo I

O Projeto final do curso refere-se a interação dos alunos com uma ferramenta tecnológica, no caso, o Blog de Ciências. Esse blog tem a função de informar trabalhos, recados e assuntos pertinentes as aulas ou dúvidas e sugestões dos próprios alunos. As postagens devem ser comentadas pelos alunos no próprio blog, assim teriam mais interação e participação com uma leitura específica o que instiga a escrita.

Apresentação do Projeto de Ciências - Blog

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Colete e Uniforme de jogo

A professora Lucinéia solicita a devolução com urgência dos uniformes de jogo e coletes que foram emprestados.
Devolver uniforme e colete LIMPO na coordenação ou direção da escola.

Obrigada

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Curiosity descobre compostos orgânicos em Marte


O robô explorador Curiosity foi enviado pela NASA em agosto de 2012, para verificar as condições de Marte, e a partir de então temos informações como registro fotográfico da superfície do planeta. Agora o robô encaminhou fontes sobre a análise do solo marciano, onde encontrou alguns elementos químicos como o cloro (Cl) e o enxofre (S) mas também alguns compostos orgânicos. Mas ainda é cedo para afirmar que em Marte há vida devido a descoberta desses compostos orgânicos, e por isso é necessário realizar mais estudos sobre o assunto.

Quais as outras descoberta feitas pelo robô Curiosity ou quais são os propósitos dessa missão?
Qual é a importância da descoberta desses compostos orgânicos?

Para mai informações:
http://www.gizmodo.com.br/nasa-encontra-compostos-organicos-em-marte-mas-ainda-nao-sabe-qual-e-a-origem-deles/

domingo, 2 de dezembro de 2012

A grande mancha de LIXO no Oceano Pacífico

Em 1997 um americano que passava por águas calmas no Pacífico verificou que havia uma quantidade muito grande de resíduo sólidos feitos de plásticos. Chocado com tanta imundice decidiu criar a Fundação de Pesquisa Marinha Algalita (AMRF, na sigla em inglês) e estudar o que batizou e passou a ser conhecida como a “Grande Mancha de Lixo do Pacífico”.
Esta área ocupa 1,3 milhão de quilômetros quadrados no Pacífico e existem mais quatro áreas semelhantes pelo mundo, formados pela ação das correntes marinhas e ventos que fazem esse lixo acumular-se em alguns pontos que cobrem cerca de 40% dos oceanos.
 
Localização das áreas contendo lixo

Foto de uma das áreas de lixo.


Acredita-se que a quantidade de plástico no mar é de aproximadamente 600 milhões de toneladas. Além disso, estima-se que chegam nos oceanos aproximadamente 10% de toda a produção anual de plásticos, a maior parte (80% a 90%) carregada pelas chuvas e rios de fontes em terra, como aterros sanitários e o descarte direto em mananciais e no litoral.
Não há apenas pedaços grandes de plásticos, mas exitem partículas de plásticos, o que também prejudica a fauna marinha. Muitos animais marinho morrem devido ao plástico que ingerem, o que leva a uma redução dessas populações.
água viva presa no lixo
Água-viva e outros animais que se alimentam por filtragem, frequentemente consomem o lixo flutuante ou ficam presos nele

Tartaruga sofreu uma deformação anatômica por ter preso ao seu casco um anel de plástico.

Atualmente há várias pesquisas em andamento para confeccionar plásticos que degradam com mais rapidez, mas não é a solução.


O que podemos fazer para que os resíduos plásticos não sejam levados para essas áreas nos oceanos e assim preservar o ambiente marinho?


Para mais informações:
http://www.anda.jor.br/24/08/2010/plastico-forma-ilhas-de-poluicao-nos-oceanos-e-ameaca-fauna-marinha
http://oglobo.globo.com/ciencia/viagem-de-trabalho-ao-mar-de-plastico-6715534
http://ciencia.hsw.uol.com.br/lixo-pacifico.htm
http://www.youtube.com/watch?v=fVoDr2BUQTo&feature=youtu.be
http://www.trashedfilm.com/

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Facebook

Para avisá-los sobre as novas postagens no Blog de Ciências estou disponibilizando meu Facebook. Basta adicionar a prof no Facebook de vocês e quando tiver nova postagem eu compartilharei o novo post!

Acredito que isso facilitará para todos.

Meu FB:  https://www.facebook.com/patricia.hassatoapoio

Aguardo a solicitação de amizade de vocês!!

Exercícios de revisão

Conforme combinado em sala de aula, essa atividade deverá ser entregue na segunda-feira, dia 3/12/2012. Receberei trabalho atrasado até quarta-feira, dia 5/12/2012, mas para dia atrasado será descontado 1 ponto.
Lembrando que esse questionário é uma atividade individual e manuscrita, portanto as questões devem ser escritas no trabalho e não coladas

Os exercícios que faltavam para que o questionário ficasse completo são:

11) Quais são as partes de um neurônio? Relate o caminho que o impulso nervoso percorre no corpo de uma pessoa.
12) Cite 6 métodos de separação de misturas heterogêneas e explique como é o funcionamento de cada um.
13) Explique a diferença entre átomos, elementos químico, moléculas, substâncias simples e substâncias compostas.
14) Cite 5 tipos diferentes de drogas. Como é a atuação num organismo em um curto prazo.
15) Faça uma teia alimentar com pelo menos 3 cadeias alimentares que se interligam. Qual é o organismo que apresenta maior quantidade de energia? 
16) O que é bioacumulação? Quais são os organismos mais afetados numa cadeia alimentar?
17) Cite 5 tipos de ondas eletromagnéticas e o que pode diferenciar uma da outra? Relate 2 ondas eletromagnéticas que sejam de alta frequência. Quais são os benefícios e malefícios dessas ondas?
18) Cite quais são as características do Reino Fungi. Quais são os benefícios e os malefícios que estes seres vivos podem trazer ao ser humano?
19) Cite quais são as características do Reino Monera. Quais são os benefícios e os malefícios que estes seres vivos podem trazer ao ser humano?
20) Cite 5 características da propriedade da matéria. Explique cada uma e exemplifique.


Questões de 1 a 10 foram passadas em sala de aula. 

Aviso Final

Para aqueles que ainda querem tentar adquirir mais pontos para este último bimestre basta acessar este blog com mais frequência e comentar as postagens referentes a algum conteúdo. Mas é necessário identificar-se com seu nome completo e série, para que sua nota possa ser contabilizada. 

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Não é possível viajar na velocidade da luz devido a emissão de radioativdade

Muitos acreditam que viajar na velocidade da luz seria a maneira más rápida de chegar ao seu destino, percorrendo grandes distâncias num curto espaço de tempo. Mas se conseguíssemos  viajar na velocidade da luz geraria outros efeitos também.
Cientistas dizem que o átomo de hidrogênio presente numa aeronave capaz de viajar na velocidade da luz também a impediria de fazer essa viagem a essa velocidade. De acordo com a explicação de Edelstein e Edelstein para a revista científica Natural Science, "a medida que a aeronave se aproximasse da velocidade da luz o hidrogênio interestelar se transformaria numa radiação intensa que rapidamente mataria os passageiros e danificaria os instrumentos eletrônicos, sem contar que  a perda de energia da radiação ionizante passando pela parte externa da nave representaria um crescente aumento no calor que necessitaria grandes despejos de energia para resfriar a nave.”

Para mais informações: