Apresentação do Blog de Ciências

segunda-feira, 16 de março de 2015

Regras da ABNT para os trabalhos

As regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) são diversas. Vou colocar as principais informações de como se deve fazer um trabalho.

O texto deve ser justificado, usando espaçamento simples, e deve ser escrito em português, usando-se letra "Times New Roman" ou “Arial” de tamanho 12. Já para o título e capa utiliza-se fonte de tamanho 14 e para o subtítulo tamanho 12, ambos sem negrito, itálico ou sublinhado, alinhados a esquerda do texto.

Na capa deve conter os seguintes elementos:
a)nome da instituição;
b)nome do autor;
c)título;
d)subtítulo (quando houver);
e)local (cidade) da instituição;
f)ano de entrega do trabalho.


O sumário é a enumeração das seções do trabalho, na ordem em que aparecem no texto, com a indicação das páginas.
 Exemplo:
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
3
1.1 Tratamento da água
3
1.2 Importância dos processos físicos e químicos
4
2. TIPOS DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA
6
3. CONCLUSÃO
7
4. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA


No decorrer do trabalho deve conter as seguintes informações textuais: a introdução, o desenvolvimento do trabalho e a sua conclusão. 
Introdução: Parte inicial do texto, na qual devem constar:
• A delimitação do assunto tratado,
• Objetivos da pesquisa
• Outros elementos necessários para situar o tema do trabalho.
Desenvolvimento: Parte principal do texto, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em seções e subseções, que variam em função da abordagem do tema e do método.
Conclusão: Parte final do texto na qual se apresentam conclusões correspondentes aos objetivos ou hipóteses. Os desdobramentos relativos à importância, projeção, repercussão, encaminhamento e outros, são opcionais.
8

A formatação do texto deve conter as margens como indicada na tabela I, o espaço entrelinhas deve ser de 1,5 cm, e parágrafo de 1,5 cm.

Tabela I – Formato da página
Margem
Tamanho (cm)
Superior
2
Inferior
2,5
Esquerda
2
Direita
2


As tabelas apresentam informações tratadas estatisticamente. Devem ter uma legenda explicativa centralizada e acima da tabela. Suas grades são simples, com os dados centralizados assim como mostra a Tabela I.

As ilustrações do trabalho podem ser fotografias, gráficos, fluxogramas, esquemas, mapas, desenhos e quadros. Sua legenda deve explicar o que se refere essa ilustração e deve permanecer embaixo da figura e centralizado. 
Exemplo:
Resultado de imagem para membrana de osmose reversa
Figura 1. Corte mostrando o interior de uma membrana de osmose reversa.

Referência bibliográfica é um conjunto de elementos que permitem a representação e identificação dos documentos citados no trabalho.
a) Toda referência deve ser datada.
b) Alinhada somente à margem esquerda do texto e de forma a identificar cada documento.
c) Utilizar o recurso de negrito para destacar o título.
d) Materiais consultados e sem autoria, cujo elemento de entrada é o próprio título, destacar pelo uso de letras maiúsculas na primeira palavra (com exceção de artigos).

Os elementos essenciais são: autor(es), título, edição, local, editora e data da publicação.
Exemplos:
Livros
BOBBIO, Norberto. O positivismo jurídico: lições de filosofia do direito. São Paulo: Ícone, 1995.

Artigos de revista
ZANELLA, Luiz Carlos. Ciclo de vida de um restaurante parte 2. Hotelnews, São Paulo, n. 287, p. 38-39, nov./dez. 1998.

Informações em meios eletrônicos
SILVA, R.N.; OLIVEIRA, R. Os limites pedagógicos do paradigma da qualidade total na educação. Disponível em: <http://www.propesq.ufpe.br/anais/anais/edu/ce04.htm>. Acesso em: 21 jan. 1997.

Revista em meio eletrônico 
MALOFF, Joel. A internet e o valor da "internetização". Ciência da Informação,Brasília, v. 26, n. 3, 1997. Disponível em: <http://www.ibict.br/cionline/> Acesso em: 18 maio 1998.

Artigos de jornais em meio eletrônico
TAVES, Rodrigo França. Ministério corta pagamento de 46,5 mil professores. O Globo, Rio de Janeiro, 19 maio 1998. Disponível em: <http://www.oglobo.com.br/>. Acesso em: 19 maio 1998.

O importante é a fonte de pesquisa apresentar informações seguras e confiáveis. Para isso basta procurar sites do governo, ministérios do governo, concessionárias, universidades públicas ou privadas bem conceituadas ou sites de empresas de confiança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário