Apresentação do Blog de Ciências

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Cronograma para o 4º Bimestre

As nossas aulas serão divididas da seguinte maneira:

Outubro
06/10 – 10/10 - Sentidos
13/10 – 17/10 - Recesso escolar
20/10 – 24/10 – Correção de exercícios e revisão
24/10 - Eleições
27/10 - 8ªA, 8ªB, 8ªC e 8ªD - Avaliação sobre os sentidos
27/10 – 31/10 – Ondas eletromagnéticas
  
Novembro
03/11 – 07/11 -  Ondas eletromagnéticas - luz visível, visão e lentes corretivas
10/11 – 14/11 - SARESP e correção de exercícios
10/11 - Entrega do trabalho de revisão
11/11 - SARESP
12/11 - SARESP
17/11 – 21/11 - Ondas eletromagnéticas e correção de exercícios
24/11 – 28/11 - Apresentação dos trabalhos de ondas eletromagnéticas



sábado, 30 de março de 2013

Elementos químicos e Tabela Periódica

Conhecemos mais de 100 elementos químicos diferentes e cada um deles é possível fazer inúmeras substâncias diferentes, desde cosméticos, remédios, alimentos, aparelhos eletrônicos e muitos outros objetos. 
Na figura abaixo mostra a tabela periódica com algumas particularidades.
A tabela periódica sempre haverá uma legenda, no caso, apresenta no nome químico, seu símbolo químico, o número atômico (Z) e a massa atômica (A). Observe também que há informações sobre o estado físico em que os elementos se encontram a temperatura ambiente. 
O número atômico (Z) representa a quantidade de prótons no interior de seu núcleo, já a massa atômica (A)  refere-se a massa do átomo em repouso, ou seja, é a massa total dos prótons e nêutrons do átomo.
As linhas da tabela também são conhecidas como períodos no qual representa a quantidade de camadas eletrônicas, ou seja, quantidade de camadas onde os elétrons permanecem na eletrosfera. As colunas são chamadas de famílias e referem-se a propriedades físicas e químicas semelhantes dos elementos que a compõem. 

Para observar melhor a tabela periódica é interessante visitar o link: http://www.tabelaperiodicacompleta.com/ , nesse site você encontrará mais informações sobre os elementos químicos e tem a disposição a tabela colorida ou em preto e branco para impressão. 

segunda-feira, 4 de março de 2013

Bem-vindos

Mais um ano inicia-se com muitos trabalhos e estudos! Espero que possam desfrutar desse espaço e que seja algo que acrescente informações para a sua vida escolar.
Assim, como o primeiro post desse ano começo com a explicação da apresentação do trabalho sobre alguns elementos químicos necessários para o desenvolvimento do nosso corpo.
Os temas dos trabalhos são: ferro, cálcio, selênio, zinco, magnésio, iodo, manganês, fósforo, cobre, cromo e enxofre.

Todos os temas serão apresentados no dia 20/03/2013 em sala de aula. Cada grupo terão 5 minutos para apresentar e não fazer leitura de texto.
Devem procurar pesquisar sobre o que é o elemento químico escolhido como tema de trabalho, um breve histórico e mostrar quais materiais ele pode formar, informar qual é a função desse elemento em nosso corpo e por fim quais os alimentos que possuem alto teor desse elemento.

O grupo serão formados por 4 integrantes, salvo algumas exceções contendo 3 pessoas no grupo.

A apresentação poderá ser feita de duas formas: cartaz ou apresentação em Power Point. Para aqueles que optarem por fazer no cartaz, será aceito apenas 1 cartolina/papel cartão como base para a sua apresentação, contendo apenas ilustrações e sua respectiva legenda para facilitar na explicação de sua pesquisa. No Power Point o arquivo deve ser encaminhado para o e-mail da professora (patricia.hassato@gmail.com) até o dia 19/03 para evitar problemas com arquivos corrompidos ou esquecimentos. 

Não serão aceitos alterações dos grupos após a sua formação.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Curso Eproinfo - Módulo I

O Projeto final do curso refere-se a interação dos alunos com uma ferramenta tecnológica, no caso, o Blog de Ciências. Esse blog tem a função de informar trabalhos, recados e assuntos pertinentes as aulas ou dúvidas e sugestões dos próprios alunos. As postagens devem ser comentadas pelos alunos no próprio blog, assim teriam mais interação e participação com uma leitura específica o que instiga a escrita.

Apresentação do Projeto de Ciências - Blog

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Colete e Uniforme de jogo

A professora Lucinéia solicita a devolução com urgência dos uniformes de jogo e coletes que foram emprestados.
Devolver uniforme e colete LIMPO na coordenação ou direção da escola.

Obrigada

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Curiosity descobre compostos orgânicos em Marte


O robô explorador Curiosity foi enviado pela NASA em agosto de 2012, para verificar as condições de Marte, e a partir de então temos informações como registro fotográfico da superfície do planeta. Agora o robô encaminhou fontes sobre a análise do solo marciano, onde encontrou alguns elementos químicos como o cloro (Cl) e o enxofre (S) mas também alguns compostos orgânicos. Mas ainda é cedo para afirmar que em Marte há vida devido a descoberta desses compostos orgânicos, e por isso é necessário realizar mais estudos sobre o assunto.

Quais as outras descoberta feitas pelo robô Curiosity ou quais são os propósitos dessa missão?
Qual é a importância da descoberta desses compostos orgânicos?

Para mai informações:
http://www.gizmodo.com.br/nasa-encontra-compostos-organicos-em-marte-mas-ainda-nao-sabe-qual-e-a-origem-deles/

domingo, 2 de dezembro de 2012

A grande mancha de LIXO no Oceano Pacífico

Em 1997 um americano que passava por águas calmas no Pacífico verificou que havia uma quantidade muito grande de resíduo sólidos feitos de plásticos. Chocado com tanta imundice decidiu criar a Fundação de Pesquisa Marinha Algalita (AMRF, na sigla em inglês) e estudar o que batizou e passou a ser conhecida como a “Grande Mancha de Lixo do Pacífico”.
Esta área ocupa 1,3 milhão de quilômetros quadrados no Pacífico e existem mais quatro áreas semelhantes pelo mundo, formados pela ação das correntes marinhas e ventos que fazem esse lixo acumular-se em alguns pontos que cobrem cerca de 40% dos oceanos.
 
Localização das áreas contendo lixo

Foto de uma das áreas de lixo.


Acredita-se que a quantidade de plástico no mar é de aproximadamente 600 milhões de toneladas. Além disso, estima-se que chegam nos oceanos aproximadamente 10% de toda a produção anual de plásticos, a maior parte (80% a 90%) carregada pelas chuvas e rios de fontes em terra, como aterros sanitários e o descarte direto em mananciais e no litoral.
Não há apenas pedaços grandes de plásticos, mas exitem partículas de plásticos, o que também prejudica a fauna marinha. Muitos animais marinho morrem devido ao plástico que ingerem, o que leva a uma redução dessas populações.
água viva presa no lixo
Água-viva e outros animais que se alimentam por filtragem, frequentemente consomem o lixo flutuante ou ficam presos nele

Tartaruga sofreu uma deformação anatômica por ter preso ao seu casco um anel de plástico.

Atualmente há várias pesquisas em andamento para confeccionar plásticos que degradam com mais rapidez, mas não é a solução.


O que podemos fazer para que os resíduos plásticos não sejam levados para essas áreas nos oceanos e assim preservar o ambiente marinho?


Para mais informações:
http://www.anda.jor.br/24/08/2010/plastico-forma-ilhas-de-poluicao-nos-oceanos-e-ameaca-fauna-marinha
http://oglobo.globo.com/ciencia/viagem-de-trabalho-ao-mar-de-plastico-6715534
http://ciencia.hsw.uol.com.br/lixo-pacifico.htm
http://www.youtube.com/watch?v=fVoDr2BUQTo&feature=youtu.be
http://www.trashedfilm.com/